ISSN

ISSN: 2359-0211

Fians, Guilherme Moreira. A antropologia de varanda em uma sala de aula: Sobre índios e crianças em uma escola no Rio de Janeiro

Resumo: Essa pesquisa se baseia em um encontro – que acompanhei em meu trabalho de campo - entre crianças de seis e sete anos de idade, alunas de uma escola localizada no  bairro de Vila Isabel, no Rio de Janeiro, e dois ex-moradores da Aldeia Maracanã – sendo um “índio” e um “não-índio”. Um dos pontos centrais da proposta pedagógica da Escola Oga Mitá, onde essa pesquisa foi realizada, é a “valorização da cultura brasileira”, levando em consideração suas diversas manifestações, e invocando principalmente elementos de culturas indígenas. Como parte desse projeto, uma das iniciativas tomadas pela escola foi convidar dois defensores da causa indígena para “apresentarem seu povo e sua cultura” para as crianças da turma do segundo ano do Ensino Fundamental.
A intenção desse trabalho é explorar as aproximações e afastamentos gerados a  partir desse contato - no qual, tal como em uma antropologia de varanda, os índios vêm  até o meio dos brancos para explicar sua cultura -, e, ao mesmo tempo em que promove  uma identificação, também estimula questões relativas à humanidade do índio, identidade, pertencimento e diferença.
Palavras-chave: Criança; Escola; Teoria Antropológica